Veja a imagem acima, ela ilustra a função print, ou seja, a linha de código que ordena que o console "IDLE" insira na tela o que foi escrito dentro das aspas, neste caso, "Olá leitores".
Em todas as ocasiões, o print sera usado para "escrever na tela". No modo simples do código, sempre sera o print e logo em seguida um parenteses e uma aspa (a aspa pode ser aspas simples ou aspas duplas).
As aspas, representam uma string, ou seja, um texto. Então concluímos que sempre dentro das aspas terá uma mensagem, ou uma variável que tenha como finalidade inserir um texto dentro das aspas
Os parenteses representam um objeto, pois o python é uma linguagem orientada a objeto, que estudaremos mais a frente.
Então se você quiser inserir (escrever) algo na tela, uma das formas seria:
print('Ola mundo')
print = escrever na tela
parentese= representa um objeto
aspas (simples ou duplas)=strings ou mensagem de texto
Porém, o print não necessariamente precisa vir acompanhado de aspas, eu posso simplesmente criar uma variável, dentro desta variável vai estar armazenado uma mensagem de texto ou calculo matemático, em seguida coloco esta variável dentro dos parentese. Veja na imagem a seguir:
Neste caso, "n" é a variável,, e a variável é igual ao texto que pretendo escrever. Então mandei inserir na tela (print) o que está dentro de "n", que é o texto: "Olá mundo".
O print, também pode ser usado em plena interação com o usuário. Um exemplo disto, é o próprio usuário escrever o que vai ser inserido na tela, para isso, vou usar a função "input" e ".format", que estudaremos mais a frente.
O programa que criarei vai perguntar o nome do usuário, e dar as boas vindas ao nome em que o mesmo escreveu:
Como dito anteriormente funções como "input" e ".format" serão estudadas mais afrente. Porém é importante entender como o print pode ser empregado de diversas maneiras. Veja o que acontece quando eu executo o programa: